Vídeos curtos crescendo no Youtube, mas o TikTok segue dominando formato

Pesquisa da TopicTree mostrou que 21,2% dos vídeos do Youtube com melhores resultados têm menos de 30 segundos

Mai 27, 2025 - 13:11
Vídeos curtos crescendo no Youtube, mas o TikTok segue dominando formato
O dado reflete uma tendência de maior procura dos usuários por produções de curtas na plataforma, após a criação do Youtube Shorts

Uma análise de 3,5 milhões de vídeos feitos pelo TopicTree revelou que 21,2% dos vídeos do Youtube classificados nos principais resultados de pesquisa nos últimos seis meses têm menos de 30 segundos.

O dado reflete uma tendência de maior procura dos usuários por produções de curtas na plataforma, após a criação do Youtube Shorts.

Apesar disso, a rede social ainda mantém forte representatividade em vídeos com duração longa (acima de 15 minutos); na contramão, conteúdo de média duração, entre dois e oito minutos, sofreu um declínio significativo.

Ainda que o Youtube tenha crescido, o TikTok segue dominando o ramo. O mesmo levantamento mostra que mais de 55% dos vídeos da plataforma classificados nos resultados de pesquisa nos últimos seis meses têm menos de 30 segundos de duração, quase o triplo do Youtube.

De acordo com Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência há mais de dez anos, o crescimento dos vídeos curtos, em todas as plataformas, é uma resposta direta às mudanças no comportamento do consumidor digital.

“As pessoas estão cada vez mais com rotinas aceleradas, navegando por múltiplas plataformas e buscando consumir conteúdos que sejam rápidos, objetivos e que entreguem valor de forma instantânea. O Shorts, nesse sentido, veio como uma estratégia do YouTube não só para reter a atenção dos usuários, mas também para atrair um público mais jovem, acostumado com a dinâmica do TikTok. É uma forma eficiente de aumentar a descoberta de criadores, conteúdos e até de fortalecer tendências dentro da plataforma”, explica.

Fabio também ressalta que é importante entender que o Youtube ainda carrega uma essência muito ligada ao conteúdo longo, mais aprofundado e, muitas vezes, educativo.

Por essa razão, porém, a plataforma vai superar o TikTok nesse tipo de conteúdo: Isso porque o TikTok, por sua vez, nasceu e se consolidou com uma proposta completamente voltada para o consumo rápido e entretenimento imediato.

O algoritmo do TikTok foi pensado desde o início para entregar uma curadoria extremamente personalizada, com uma dinâmica de consumo muito mais fluida, que faz o usuário passar horas rolando a timeline.

Isso explica porque, mesmo com o avanço dos Shorts, o YouTube ainda não consegue competir diretamente no mesmo patamar quando o assunto é domínio do formato curto”.

Apesar de ser uma tendência já considerada antiga, na opinião do profissional, o consumo de vídeos curtos segue em franca expansão, principalmente porque o comportamento do consumidor continua cada vez mais voltado para o imediatismo.

Segundo Gonçalves, as agências que trabalham com influenciadores precisam estar preparadas não apenas para pensar conteúdo, mas também para pensar formatos, isto é, orientar os talentos sobre como adaptar suas narrativas, roteiros, e estratégias de comunicação para esse tipo de linguagem.

“Na Viral Nation, por exemplo, a gente já vem se posicionando há alguns anos como uma agência global que não trabalha apenas campanhas, mas desenvolve carreiras de criadores, e isso passa obrigatoriamente por entender o consumo multiplataforma. Hoje, temos um tempo robusto de dados, tecnologia e inteligência de mercado que nos ajuda a mapear tendências, analisar o que performa melhor em cada formato e apoiar nossos talentos nesse processo de adaptação constante. Além disso, investimos muito na capacitação dos criadores, oferecendo criativos, treinamentos e insights de conteúdo. inclusive, produtos próprios de inteligência artificial e ferramentas luxuosas que nos ajudam a antecipar movimentos do mercado e a construir estratégias que façam sentido tanto para os influenciadores quanto para as marcas”, finaliza.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow