Minas ultrapassa a marca de 105 mil novos empregos com carteira assinada em 2025
Estado soma mais de 105 mil novos postos de trabalho no ano e registra o melhor abril da série histórica, impulsionado pelo setor de serviços

Minas Gerais continua a apresentar um cenário positivo na geração de vagas de emprego em 2025.
Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quarta-feira, 28, revelam que o estado já acumula 105.584 novos postos de trabalho com carteira assinada neste ano.
Somente no mês de abril, foram criadas 29.083 oportunidades para os trabalhadores mineiros, o que representa o melhor resultado para o período em toda a série histórica do Caged, iniciada em 2020. Com esse desempenho, Minas Gerais totaliza 981.224 empregos criados desde 2019.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destacou que os resultados positivos são fruto de uma política consistente do Governo de Minas, que busca criar um ambiente favorável para empreender, investir e crescer no estado.
"Ao mesmo tempo, investimos em qualificação profissional, garantindo que a população esteja preparada para as novas oportunidades. Esse é o nosso compromisso: transformar o crescimento econômico em emprego, renda e qualidade de vida para os mineiros", ressalta Alê Portela.
Amplo crescimento setorial
O saldo positivo de abril é resultado de 243.508 admissões contra 214.425 desligamentos. Em comparação com abril do ano passado, que gerou 25.912 empregos formais, houve um aumento de 3.171 postos de trabalho, representando um crescimento de 12%.
O setor de Serviços liderou a geração de vagas no último mês, com 14.744 novas oportunidades, seguido pela Indústria (4.551), Comércio (3.978), Construção (3.704) e Agropecuária (2.111).
Trabalhadores dos serviços e vendedores do comércio foram os que apresentaram o maior saldo em abril, com 9 mil empregos gerados.
Em relação ao perfil dos empregados, o maior número de contratações foi de homens entre 18 e 24 anos, com ensino médio completo.
No comparativo com os demais estados do país, Minas Gerais foi o segundo com a maior quantidade de empregos gerados, atrás apenas de São Paulo (72.283).
Esse desempenho consolida o estado como um dos principais motores do mercado de trabalho brasileiro. Mantendo o saldo positivo dos últimos meses, Minas permanece como um dos estados com maior número de trabalhadores formais no Brasil, com um estoque de mais de 5 milhões de empregos com carteira assinada, tanto no setor público quanto no privado (5.016.056).
Qual é a sua reação?






