Como serão as buscas no Google em um futuro próximo?
Uso de inteligência artificial traz um panorama sobre como serão as pesquisas na plataforma

Nos últimos anos, o Google tem investido em tecnologias, mudando a forma como os usuários interagem com a plataforma.
Em agosto de 2024, a ferramenta apostou na inteligência artificial (IA), com a introdução do AI Overview (AIO), para tornar a pesquisa mais imersiva, visual e intuitiva.
Além disso, uma nova atualização permitirá que os usuários façam pesquisas em arquivos. Mas o que isso significa para o futuro das buscas?
Segundo especialistas que atuam com Search Engine Optimization (SEO), a nova ferramenta tende a aparecer mais em pesquisas informacionais, trazendo mudanças para a interação com os motores de busca.
Em vez da tradicional lista de links, a ferramenta emprega IA para entregar respostas mais abrangentes e integradas diretamente ao topo dos resultados de pesquisa, incluindo textos, imagens, vídeos e informações do Google Maps.
Essas mudanças podem afetar não somente os usuários, mas também qualquer agência de linkbuilding e outros serviços relacionados ao SEO.
De acordo com o informe divulgado em agosto de 2024, pelo próprio Google, o recurso “Visões Gerais de IA”, chamado de AI Overview (AIO), resume informações de veículos de imprensa e outras fontes em um texto para responder à pergunta feita pelo usuário.
Dessa forma, ao pedir uma informação, a tecnologia filtra os principais conteúdos e faz uma espécie de resumo para facilitar a compreensão de quem pesquisa.
Especialistas analisam novos recursos do Google
Em entrevista à imprensa, o vice-presidente de Global ADS Solutions, Brendon Kraham, relata que o intuito dessas soluções é tornar a pesquisa mais imersiva, visual, intuitiva e multimodal, auxiliando a jornada do consumidor na busca por informações.
O gerente de conteúdo da Experta, Clecius Campos, explica que o AI Overview usa a tecnologia do Gemini, IA que o Google conseguiu calibrar para lançar no mercado, concorrendo com o ChatGPT.
“Atualmente, minha percepção é de que o AI Overview aparece mais quando a intenção de busca é informacional, já que ele faz uma espécie de resumo de informações”, pontua o especialista.
Juntamente com o anúncio do AIO, o Google também anunciou que criará perfis de marcas na busca, que trarão dados sobre a empresa, como imagens e vídeos de produtos, avaliação de clientes, promoções, entre outros detalhes.
Kraham afirma que o foco do Google gira em torno de utilizar a IA para aprimorar soluções criativas, otimização e mensuração de resultados.
Atualização em curso
Há, ainda, uma nova atualização. Em dezembro do ano passado, outra funcionalidade foi anunciada, dando aos usuários a possibilidade de realizar pesquisas diretamente dentro de arquivos.
Com a novidade, será possível anexar documentos locais na barra de busca e fazer perguntas sobre o conteúdo, utilizando a ferramenta como analisador de documentos.
Segundo as informações, um ícone de clipe de papel surgirá ao lado dos ícones de pesquisa por voz e do Google Lens na barra de busca.
Ao clicar, o usuário terá a opção de anexar um arquivo que esteja armazenado em seu dispositivo. A partir daí, poderá digitar perguntas relacionadas ao conteúdo do documento, de forma semelhante a uma busca tradicional.
Impactos para as buscas
Especialistas do SEO já estão atentos às novas mudanças da ferramenta. Clecius aponta que essa nova tecnologia pode trazer impactos para os sites, com a queda em cliques vindos do Google.
Conforme explica o gerente de conteúdo da Experta, a resposta do AIO pode sanar a dúvida de um usuário, que não abrirá qualquer conteúdo.
Apesar disso, a ferramenta também pode trazer oportunidades. Em termos de conteúdo, Clecius explica que os estudiosos de SEO têm apontado que o uso de palavras-chave de cauda longa (long tail keywords) tende a ser mais eficaz quando a estratégia for alcançar o AI Overview.
“Quem estiver interessado em aparecer nessa chamada posição zero precisa responder melhor a perguntas específicas, privilegiando cauda longa, e compreender que vai dividir atenção com outras fontes de dados, que podem ser concorrentes, inclusive”, orienta.
De acordo com o especialista, o Google segue alertando que conteúdos que cumprem uma boa diretriz E.E.A.T. (experiência, especialização, autoridade e confiabilidade), escritos para responder às demandas dos usuários e não de ranqueamento, têm mais chances de alcançar boas posições na SERP, incluindo no AI Overview.
Ele também ressalta os impactos que os novos recursos podem trazer para o futuro das buscas no Google.
“Acredita-se que as pessoas vão continuar fazendo buscas das mais diversas maneiras, com várias intenções diferentes. Pesquisar por voz, por arquivos, por imagens, por notícias, para encontrar resultados de compras, conteúdos, sites específicos... Creio que o impacto é maior na forma como o Google se apresenta", completa.
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